Desenho Gestual - A captura de um instante

Foto: Jim Bauer> via Visual hunt / CC BY-ND Captar um instante de movimento e rascunhar no papel, desenhar rapidamente sem ...

Captar um instante de movimento e rascunhar no papel, desenhar rapidamente sem se preocupar com o acabamento, de forma livre. Tudo isso de alguns segundos até 5 minutos, dando à rabiscos formas humanas. Este é o desenho gestual, uma forma de desenho que ajuda a aquecer as mãos, treina a força do traço, melhora a velocidade ao desenhar, aumenta o poder de observação, enriquece seus conhecimentos em anatomia humana e ainda dá maior noção de espaço na folha.

Técnica muito utilizada por artistas, o desenho gestual, ou gesture drawing em inglês, é basicamente um rascunho rápido executado durante a observação da figura humana em movimento ou em repouso, mas sempre respeitando o tempo limite de até 5 minutos.

sketchbook-rascunho-arte
por: Nana

O conceito é simples: captar um instante no papel. Pode ser feito simplesmente ao observar pessoas passeando na rua, sentadas, correndo ou fazendo qualquer atividade ou fotografias e vídeos comuns ou voltados para o desenho gestual.

Há mais uma maneira que é bem antiga e é feita exatamente para este tipo de estudo: oficinas de modelo vivo, se você tiver a oportunidade de ir a alguma oficina em sua cidade, é uma experiência bem bacana, basicamente um ou mais modelos, sem roupa ou com roupa, executam posições variadas, dentro de um limite de tempo.

Nessa oficinas você pode estudar as formas do corpo humano em toda sua beleza e naturalidade, além de poder desenhar poses variadas. A coisa é que você não pode trapacear, o modelo geralmente não volta na pose, se o tempo passou e você não desenhou, passou, da mesma forma quando se pratica o desenho gestual na rua. Essa é a beleza da técnica, um instante precioso, quanto mais se pratica, mais rápido você se torna e melhor será o seu desenho.

No início é um pouco frustante, mas com o tempo a melhora é significativa. Procure guardar os desenhos para ver onde está melhorando ou errando.

Bom é isso ai pessoal, lembrem-se: para desenhar cada vez melhor é importante estar sempre treinando, manter um sckethbook sempre por perto, como publicamos no post 10 dicas infalíveis para aprender a desenhar e ter boas referências. Até o próximo post.
NANA-blogger-em-pixel
NANA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook Behance | Pinterest | Twitter

* Todas as fotos via blog Youtube e @nanartedesign

Você pode gostar também

0 comentários