Profissões criativas e suas habilidades

Uma coisa que entusiasma e ao mesmo tempo deixa muitos confusos é pensar em quais são as possibilidades de trabalho que existem dentro ...

profissoes-criativas-em-pixel

Uma coisa que entusiasma e ao mesmo tempo deixa muitos confusos é pensar em quais são as possibilidades de trabalho que existem dentro do campo da criatividade.

Provavelmente você que está passando por isso, se pergunta quais são as profissões, quais as habilidades que são preciso ter e que cursos fazer para começar.

O artigo de hoje traz uma lista com algumas dessas profissões e as habilidades necessárias: 

Designer Gráfico

É o profissional que elabora e produz formas de comunicar uma ideia ou conceito visualmente. Ele atua diretamente na criação da comunicação visual de projetos, como os logos das marcas (desenho e cores padrão), identidade visual (papelaria: cartão de visitas, envelopes, banners e outros materiais de propaganda), diagramação e criação de conteúdo (infográficos, livros, revistas, jornais, flyers, folders, entre outros). O conhecimento em softwares de edição de imagens, de desenho no computador e diagramação, além de noções e conceito de desenho (o mínimo para conseguir comunicar alguma ideia) são sempre um diferencial.

Designer de Produto

Parte da mesma linha do designer gráfico, criação, mas vai em direção a produção de peças e produtos físicos destinados ao consumo por pessoas. O designer de produto irá lidar com o planejamento de peças de mobiliário doméstico e urbano, automobilístico e outros. Este profissional prioriza sempre uma boa ergonomia em sua peças, ele também escolhe cores, materiais e qual será a aplicação deste produto.

Designer de Interiores

O designer de interiores é o profissional que planeja e organiza o espaço de forma a combinar elementos funcionais e estéticos dentro dele. Este profissional é responsável pela decoração desses ambientes, escolhendo materiais, móveis, acessórios como tapetes, cortinas e outros elementos, sempre buscando balancear estética e conforto.

Designer de Moda

Profissional responsável pelo desenho e criação de peças de vestuário e acessórios, como roupas, calçados, jóias, cintos e bolsas. Por vezes também auxilia na pesquisa de gostos e tendências dos consumidores para produção posterior das peças.

Web Designer

É o profissional que elabora o projeto visual de um site, que é diferente de um webmaster que produz a parte visual mas também faz a programação, o web designer se limita ao projeto visual apenas. Este profissional, além de entender sobre cores, arquitetura da informação, tipografia, usabilidade e semiótica também deve compreender as linguagens de hiper texto e estruturação (HTML e CSS). *Veja bem, linguagens de estruturação e marcação são diferentes de linguagens de programação.

Motion Designer

É a pessoa responsável por produzir animações (2D ou 3D) e elementos e efeitos visuais dentro de vídeos ou filmes. O motion designer deve entender conceitos de animação, edição e produção de desenhos e imagens, conceitos de design, vídeo, fotografia e semiótica.

Dois exemplos diferentes do que é possível fazer nessa área e ainda tem muito mais


.

Animador

É o profissional que desenha, manipula, modela e cria cenários, objetos e personagens em movimento, através de diversas técnicas como Stop Motion e animações que podem ser produzidas por desenhos à mão ou vetoriais, técnica 2D, ou modeladas no formato 3D. É uma área que possui muitas possibilidades de criação e que é extremamente interessante. 



Game Designer

É a pessoa responsável por projetar jogos digitais ou físicos. Este profissional está presente em cada etapa do processo de criação. Ele define desde as regras do jogo ao estilo, animação, composição, cores, números de cenários, personagens,  indo até os testes finais do jogo. O game designer deve possuir muitas habilidades ligadas as áreas das artes, dentre elas, uma tão importante quanto todas as outras: uma boa comunicação, pois este profissional irá lidar com diferentes perfis de profissionais.

Publicitário

Este profissional planeja e realiza campanhas publicitárias, escolhendo o melhor meio de comunicação para se transmitir a mensagem (anúncios, comerciais de rádio e TV, internet e afins), que pode ser apresentar ou promover um produto ou serviço por exemplo. Trabalha também com a construção de imagem de marcas (branding), direção de arte e mídias sociais. Um publicitário, assim como um game designer, também deve ser muito comunicativo, consumir muita cultura, entender e pesquisar por tendências.  

Ilustrador

É o profissional pago para traduzir as ideias do cliente em forma de desenho. O ilustrador deve ter paciência, sempre ter vontade de melhorar seu traço e estilo, seja à mão ou digital (pintura e ilustração vetorial no computador).

*Porém uma ilustração não é apenas desenho, fotografia também é ilustração, pois o termo serve para exemplificar uma imagem que serve para interpretar, explicar, sintetizar ou acrescentar informação.

Artista Plástico 

É a pessoa que se dedica a expressar suas ideias, sentimentos e opiniões. Seja pintando, desenhando, ou esculpindo, o artista utiliza diversos tipos de materiais ou mesmo o próprio corpo, diferente de ilustradores que seguem um briefing dado por seu cliente.

Roteirista

Aquele que cria uma história ou adapta uma existente para o formato que ela será exibida ou seja, qualquer mídia que tenha algum tipo de narrativa que precise ser construída, seja uma peça de teatro, uma novela para televisão, comercial, uma animação web ou mesmo um jogo online. Um roteirista deve ter excelente escrita, leitura, criatividade e uma grande bagagem referencial.

Fotógrafo

É o profissional que domina uma série de técnicas e se utiliza da câmera fotográfica para produção de fotografias. Ele domina conceitos de luz, sombra, velocidade, enquadramento de planos e diversas técnicas. O fotógrafo pode atuar como profissional freelancer em agências, revistas e outros locais, tudo depende da sua área de especialização, se é casamento, fotojornalismo, moda, comida e por ai vai. 

Criador de conteúdo

O produtor de conteúdo escrever artigos, ebooks, infográficos, vídeos, postagens para redes sociais, fotografia e memes. Além disso planeja e coloca em prática um ciclo de postagens, precisa entender de SEO, estar sempre ligado em todas as novidades e tendências possíveis e ainda conhecer o público MUITO mas MUITO bem.

Todas as profissões citadas acimas

Para trabalhar na área criativa é preciso ser o tipo de pessoa que gosta de aprender mais sempre. Para quem está começando e está no ensino médio ou mesmo que já tenha passado dessa fase, mas quer conhecer um pouco da área antes de se arriscar num curso superior, pode optar por:


  • Cursos técnicos 

De duração de 1 ano e meio à 2 anos, dão uma introdução de base teórica e focam na prática e construção dos primeiros projetos, é ideal para quem quer ter um panorama da área. Há opções de curso gratuitos, oferecidos nas ETECs no estado de São Paulo, - fique de olho, as inscrições deste semestre logo irão começar - e também no Senac, porém no geral os cursos são pagos e as bolsas devem ser solicitadas dois meses antes de cada curso.


  • Cursos livres

Podem durar poucas horas, uma semana ou duas e até um mês ou três, variam de acordo com a profundidade e tema escolhidos.

São cursos que focam em aspectos bem específicos, como softwares, oficinas e outras infinitas possibilidades. São ótimas opções para quem quer adquirir uma habilidade nova em um curto período ou apenas experimentar a área.

O tão falado curso SUPERIOR

Um curso superior, embora não ensine de imediato como trabalhar com softwares, ou apenas dê uma introdução muito rala sobre, traz muita bagagem cultural e referencial teórica e é isso que uma pessoa que quer trabalhar na área de criatividade também deve ter de sobra, e inclusive está em falta.

Ao escolher sua faculdade, leia a grade curricular do curso escolhido antes, se não conhecer alguma nomenclatura, pesquise, nunca comece seu curso sem saber o que você irá aprender ou achando que irá sair sabendo de tudo o que você precisa. 

Saber balancear a prática e bagagem cultural é um dos fatores cruciais para entrar e se manter no mercado, não se torne o famoso "micreiro".

Existem ainda outras áreas que trabalham a criatividade como o teatro, a direção de arte e afins, mas o post já está bem grande não é mesmo? Se ficou curioso sobre alguma outra profissão, compartilhe sua dúvida nos comentários da EM PIXEL:D

Curta e compartilhe este post, pode ser exatamente o que algum dos seus amigos está procurando .. X)

OBS: Não confunda obras de design e publicidade com uma obra de arte. Pois a obra de arte está ligada ao contexto em que foi criada, ela comunica algo, porém a sua interpretação é no geral livre. O artista produz por que quer. Já no design ou publicidade, embora comuniquem algo, as obras possuem função definida, sua mensagem tem um significado direto de acordo com o que o cliente pede e com seu objetivo, caso contrário, a peça é falha.


NANA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook | Behance | Pinterest | Twitter

Você pode gostar também

0 comentários