Bloqueio criativo - O que fazer

Estava trabalhando em um projeto recentemente e me deparei com uma situação bem difícil: falta de ideias . O desespero tomou conta...


Estava trabalhando em um projeto recentemente e me deparei com uma situação bem difícil: falta de ideias. O desespero tomou conta de mim, tinha prazo curto e pouco material pronto. Só tinha duas opções, virar a noite tentando arrancar alguma ideia de algum lugar ou parar por algum tempo, esvaziar minha cabeça, talvez até atrasar o material (o que não é nada profissional) e voltar ao serviço.

Tenho certeza de que essa situação já aconteceu ao menos uma vez com você, certeza. O nome disso é bloqueio criativo e pode surgir nas piores horas possíveis.


Para lidar com isso é preciso conhecer o que nos leva até essa situação para poder contorná-la. Continue lendo:

>> O QUE LEVA AO BLOQUEIO CRIATIVO <<


Problemas familiares ou no serviço

Se você entrar no "looping" de reclamação e pensamentos negativos sobre seu problema, você não irá pensar em mais nada a não ser nisso e então bye, bye criatividade (e talvez uma possível resolução da situação em questão).
Tente entender qual é a chave do problema, é difícil eu sei mas persista. Divida a solução em passos, isso já é bom começo para conseguir superar a situação. Problemas são desafios, uns mais trabalhosos do que os outros, mas ainda sim, desafios. Inclusive, situações como essa acabam por trazer algumas ideias inesperadas.

A famosa preguiça

Destruidora de pensamentos positivos, procrastinadora premium. A preguiça suga a sua energia e te deixa em coma criativo. Para afastá-la é preciso muita força de vontade e porque não, uma boa hidratação e alimentação.
Isso mesmo, um cérebro com sede é um cérebro sonolento e preguiçoso, beba bastante água, eu disse água e não refrigerante. Consumir alimentos que dão mais energia é sempre bom, manter uma dieta balanceada, melhor ainda.


Falta de conhecimento sobre o assunto

Começar um projeto sem ter conhecimento mínimo sobre o assunto é bem ruim, além de criar trabalhos rasos, faz com que o projeto não atinja quem precisa ou deixe má impressão sobre seu trabalho. Portanto, pesquise, leia, assista a vídeos e procure referências antes de começar.



>> COMO EVITAR O BLOQUEIO CRIATIVO <<


Se planeje

Não que os problemas ou a criatividade possam ser planejados ou colocados numa planilha, mas organizar alguns aspectos da sua vida, projetos e afazeres até certo ponto sim.
Comece por organizar seus projetos e objetivos em listas e por ordem de prioridade, assim você saberá no que focar primeiro.
*** Obs.: Quando tiver outras ideias sobre outros assuntos, anote. É sempre bom ter uma lista de ideias, nunca sabemos quando elas poderão ser úteis.

Faça exercícios

Estudos comprovam que atividade física regular além de fazer muito bem a saúde contribui também para o pensamento criativo. Uma caminhada de manhã já é um bom começo.

Aumente sua bagagem cultural

Ter conhecimento muito restrito sempre sobre um mesmo assunto te LIMITA.
Consuma conteúdo sobre as áreas que te atraem, E PORQUE NÃO, coisas completamente diferentes do que você costuma fazer.
Não tenha preconceito com outros tipos de informações e culturas:
Todo conteúdo poderá trazer algum conhecimento, sejam coisas que você faria ou não. Novas ideias sempre surgem daí.
E isso também quer dizer conhecer novas pessoas. Conhecer pontos de vista diferentes é sempre enriquecedor.

>> MUDE SUAS ATITUDES <<

As vezes um bloqueio criativo pode ser benéfico. Estranhou a frase? É verdade, um bloqueio pode sim ajudar. Você deve estar se perguntando: como? É simples, mudando algumas atitudes:

1 - Diminua o ritmo

Diminuir o ritmo não quer dizer desistir do seu trabalho e sim tentar não ficar louco com ele.

Tire um tempo para descansar durante o dia, uns 10 minutos sem pensar em nada relacionado aos seus problemas já é ótimo. Parece impossível?
Assista algum "besteirol", ria um pouco, olhe para o céu, se permita distrair com outras coisas, boas ideias surgem assim.

2 - NÃO tente reinventar a roda

OBSERVE o mundo ao seu redor.
Nada é criado sem que aja um problema a ser resolvido, e nenhuma ideia vem sozinha.
Praticamente tudo o que foi criado até hoje é resultado da mistura de alguma coisa que já existia com esse algo novo.
Veja o exemplo da Apple, a interface gráfica dos computadores foi criada inicialmente pela Xerox, mas quem a aperfeiçoou e conseguiu transformar em um sucesso de vendas foi a empresa do tio Jobs.

3 - Se necessário DESCARTE a ideia e comece novamente

Isso mesmo, em alguns momentos será preciso fazer isso. Ás vezes batemos tanto a cabeça em uma ideia, que não percebemos que ela não irá funcionar da maneira que queremos.
Nesse caso jogue-a fora e volte para a prancheta.
Comece por uma mapa mental, coloque a nova ideia no meio da folha e escreva todas as possibilidades que ela poderá ter, assim você terá um caminho para seguir.

4 - NÃO seja imediatista

Querer tudo para agora e para ontem como se todas as coisas no mundo funcionassem perfeitamente do nada, não é um bom caminho. Seja paciente, estude bastante, analise e observe, e se necessário mude suas abordagens.

5 - NÃO fique trancado dentro de casa

Há muitas maneiras de estimular a sua mente e uma boa opção é CONHECER LUGARES NOVOS. Você não precisa viajar para muito longe para descobrir isso, a não ser que você queira. Vá a museus e exposições ao ar livre, feiras de todo tipo, lugares com música.
Casas de cultura oferecem tudo isso num lugar só, o centro cultural Vergueiro e a rede do SESC, para quem está na cidade de São Paulo, são ótimas opções. Pesquise onde você pode ter isso perto de onde você mora .... X)

6 - NÃO tenha medo do NOVO

Dar lugar a insegurança é algo que irá te limitar em muitas coisas, a criatividade é a primeira delas.
Tenha força de vontade e NÃO SE ACOMODE jamais.
Nada é permanente, tudo está em constante mudança, por isso é preciso estar sempre preparado para aprender mais e se adaptar. Não tenha medo das coisas novas.
E mais uma coisa, não se afunde na rotina.

Procure tentar ver as coisas com outros olhos, não fique limitado a apenas uma visão de mundo, uma única opinião ou um mesmo modo de agir. Ao criar algo sempre esteja com a mente aberta X).
Se gostou do texto, compartilhe com aquele amigo ou amiga para dar uma força. Se quiser saber sobre algum outro assunto, deixe aqui seu comentário.
Nos siga nas redes sociais para receber mais posts como esse e assine nosso feed. 

Até a próxima semana!

NANA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook | Behance | Pinterest | Twitter

Você pode gostar também

0 comentários