A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O JOVEM

Somos todos artistas?  A arte e a filosofia são dois temas que sofrem de grande discórdia perante a humanidade. De um lado e...

Somos todos artistas? 

A arte e a filosofia são dois temas que sofrem de grande discórdia perante a humanidade. De um lado existem aqueles que os defende ferozmente, enquanto outros os desvalorizam completamente. A arte pode ser apreciada por todos. Mas nem todos podem compreendê-la sem abrir a mente e especialmente o coração para receber toda a sua grandeza. Já a filosofia, como disse GRAMSCI em Obras escolhidas " ... Não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo,  que não pense, precisamente porque o pensar é próprio do homem como tal."

Dedicar-se a atividade artística seja na música, artes plásticas, arte digital, teatro, dança, escrita, e afins aumenta a autoestima, torna a mente mais independente e ajuda o jovem a se descobrir e a entender melhor o mundo a sua volta tornando-o mais crítico. 

A arte em si exige organização, dedicação, autoconhecimento, imaginação, paciência, persistência, percepção, sensibilidade e muitas outras qualidades que o artista acaba por desenvolver e solidificar.  

Além disso, o jovem vive um momento de descobrimento e experiências que muitas vezes pode refletir negativamente em suas atitudes cotidianas, a arte é como uma fonte de escape para todos os sentimentos negativos, que nessas situações são o melhor remédio

Longe de está ser a única razão da importância da arte na vida do jovem, acima de tudo, além do autoconhecimento e expressão dos sentimentos negativos, ela é a expressão de tudo o que este jovem representa para si mesmo. Não são poucas as crianças e adolescentes que desde seu primeiro contato com obras artísticas nunca mais as abandona e as toma para si e seguem carreira. E algo que muitas vezes os pais não percebem é a dificuldade de convívio social que muitos jovens apresentam, outros a falta de diálogo e atenção dos que o cercam e mais uma vez a arte aqui tem um papel imprescindível. O de algum modo, captar a atenção e os esforços e energia da pessoa e consumi-la consigo próprio na busca de um entendimento pessoal de si e do mundo que é negado ou desvalorizado em sociedade.

 “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o representa à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...” MARTINS, M.  Nunca proíba uma pessoa de se expressar artisticamente, não importa o quão sem futuro você ache que ela ficará.

Apenas a arte oferece sentido, significado e emoção à vida em sociedade. Arte pura, não submetida a indústria, produzida apenas pelo prazer, pela crítica à questões da sociedade e expressões pessoais e da técnica artística de alta qualidade em conjunto com a arte que podemos chamar de arte industrial, que se refere a produções feitas para grandes massas, adaptações cinematográficas, exposições em grandes e conhecidos museus e espaços culturais, livros de fácil compreensão, shows, festivais e diversos tipos de iniciativas artísticas.

A vida se torna sem razão por ser sempre aquela rotina de trabalho e responsabilidades e TV. Faz parte da humanidade buscar uma experiência na arte que acrescente algo de novo e maior.

Enfim, o artista vê e cria, a arte não é só lazer, a arte humaniza, a arte é apreciar, a arte é criar identidade, é se expressar, sentir...

Divulgue essa ideia!

Até a próxima :)

MAYA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Twitter | Pinterest | Behance |We Heart It

Você pode gostar também

0 comentários