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NAMING: Como dar nome ao seu projeto
17.3.16
Escolher um nome não é nada fácil, não é mesmo?
Agora imagine se for o nome do seu projeto, da sua ideia, daquilo que você, ou outra pessoa caso o projeto seja de um cliente, vem idealizando e fazendo crescer. Por onde começar?
Definir o nome certo é a diferença entre uma boa ou uma má impressão para quem está vendo seu projeto ou marca pela primeira vez. O nome é o primeiro contato, ele define a identidade do todo e por fim (entre outros fatores) é também a diferença entre lembrar ou esquecer do trabalho, seja por bem ou por mau.
O processo de criação de nome (no design é chamado de Naming) não é fácil, muitas vezes passamos por entraves pessoais que dificultam a escolha, o significado da palavra não atende ao que o projeto precisa, ou pior ainda, quando achamos que encontramos o nome perfeito, frustração, ele já está sendo usado. Mas calma, este post trás 9 passos que vão lhe dar um norte nessa tarefa:
1 - Antes de pensar em um nome, DEFINA A IDEIA DO SEU PROJETO:
- Estabeleça primeiro qual será o foco do trabalho, quais serão as linhas principais de ação e aí sim você poderá ir para etapa seguinte;
- Dar nome a algo que não tem forma, onde a ideia não está bem definida é sinônimo de "retrabalho" e falta de profissionalismo, pois muitas vezes um nome escolhido de qualquer forma não atende ao que o projeto precisa e pode até levar o cliente a entender o serviço ou a ideia da empresa de forma errada;
- Um bom nome comunica a ideia do seu projeto de forma objetiva, e muitas vezes decide se o impacto sobre a sua marca será positiva ou negativa, se o cliente entende a proposta ou não.
2 - Faça um BRAINSTORMING:
- É uma dinâmica muito boa de se fazer em grupo ou mesmo sozinho, boas ideias surgem daí;
- Sabendo o foco do seu projeto pegue uma folha de papel e escreva os principais atributos dele, a partir daí escreva palavras que tenham a ver com a proposta. Não defina de início o que seriam ideias boas ou ruins, apenas deixe fluir e anote tudo, assim, possíveis boas opções não serão descartadas. Feito isso, separe as melhores opções. Não escolha de imediato uma única opção, explicaremos melhor mais a frente.
3 - Não se apaixone pela primeira escolha:
- Algumas vezes achamos que o nome perfeito foi encontrado, mas aí vem a frustração de saber que ele já está sendo usado por outra pessoa. Para evitar essa situação tenha mais de uma opção e verifique se essas possíveis escolhas estão disponíveis para registro e se seus domínios estão livres na internet.
4 - Não se apegue a nomes que possuam alguma ligação emocional com você:
- Algumas palavras poderão ser nostálgicas ou emotivas para você e por conta disso parecerem ser boas opções. Não se deixe levar pelas emoções, nesse caso seja mais lógico, analise as palavras e veja se elas atendem ao que o projeto precisa.
5 - Nome com ligação ao tema do seu projeto:
- O nome pode ter ligação direta ou não com o seu projeto, mas não precisa ser tão óbvio e nem contar toda a história da empresa logo de início. “Loja de Roupas da Maria” ou “Oficina do José e Família” são exemplos de nomes desse tipo.
6 - Pense em NOMES INTERESSANTES aos olhos do seu público:
- Um bom nome inspira curiosidade e estimula seus clientes a querer descobrir mais sobre o seu projeto;
- Pesquise seus concorrentes, entenda o porque de eles usarem essa ou aquela palavra como nome, qual o seu significado, qual a ligação com seu público alvo;
- Não é preciso inventar um nome mirabolante, mas também ficar na “mesmice” não é uma boa ideia. Pense fora da caixa, seja criativo.
7 - Nomes simples e curtos são a melhor opção:
- Dê preferência para nomes curtos, escolha também palavras fáceis de se entender. Lembre-se: quanto mais longo e complicado, mais difícil será de ser lembrado (não é que fiz uma rima?).
8 - Tenha paciência:
- Criar nomes para projetos não é um processo fácil, mas se feito com atenção e cuidado pode dar resultados excelentes, pois irá atrair o público que você almeja. Lembre-se: um nome bem pensado fica na MENTE do seu cliente e funciona melhor ainda se estiver aliado a uma boa identidade visual.
9 - Contrate um profissional:
- Essa dica vale mais especificamente para quem prefere deixar esse trabalho nas mãos de um profissional, ou para quem já esgotou todas as ideias possíveis e ainda não achou o nome perfeito. Contrate nosso serviço de Naming, peça um orçamento, é gratuito.
Bom, esse foi o post dessa semana, espero que tenha gostado. Para mais informações sobre criação de nomes, leia o livro Naming: o nome da marca, veja também a nossa matéria sobre Planejamento, ela irá lhe ajudar muito na parte de organização de tempo e irá indicar algumas ferramentas muito úteis.
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Até a semana que vem ...X).
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