Prazer! Eu estudo designER

Alguma vez na vida enquanto estudante ou profissional você já falou ou ouviu a frase acima? Pois bem, se você já ouviu alguém dizer é...

capa-em-pixel-eu-estudo-designer

Alguma vez na vida enquanto estudante ou profissional você já falou ou ouviu a frase acima?

Pois bem, se você já ouviu alguém dizer é fato que quem disse estava BEM confuso quanto ao que é profissão e profissional. Agora se você já falou e pior, continua falando , CUIDADO, você está passando vergonha.

Parece óbvio ou mesmo bobo, mas para muitos que entraram na área agora ou que já estão há algum tempo, não é:

AFINAL QUEM É O QUÊ? 

DESIGN é a profissão, e se divide segundo o campo de especialização (design gráfico, design de games, design de projetos e por aí vai).

DESIGNER é o profissional, simples assim. É a pessoa que presta os serviços relativos ao design de alguma coisa.


Mas de onde vem esse tal de design? Onde vive? O que come?

O design nasce a partir da junção do lado atraente das artes com a produção em massa da revolução industrial.

Começa propriamente dito com os movimentos Art Nouveu e Arts and Crafts e se espalha pelo mundo com as indústrias. É basicamente o casamento da utilidade com a beleza e seu fruto, inicialmente, é o comércio.

A partir daí o design foi evoluindo, desde a criação de itens para venda assim que chegassem aos pontos de distribuição, para produtos projetados para causar determinada experiência no consumidor.

Nesse ponto pode-se perceber uma grande diferença entre a arte e o design: na arte a expressão e a mensagem podem ser livres, assim como sua interpretação, já no design, a mensagem e função devem ser claros, do contrário o produto fracassa.

lambe-em-pixel-designer


Mas afinal o que é DESIGN?

O design hoje além de projeto, é SOLUÇÃO, e não se resume apenas ao desenho de um produto para indústria ou peças para as áreas gráficas.

A área hoje abraça a experiência do usuário (UX - user experience). Constrói através de uma metodologia de desenvolvimento com o pensamento focado na pessoas (design thinking). Investe na criação de produtos e serviços pensando no impacto social e ecológico que eles irão causar (eco design), sem esquecer da visão de mercado e isso é só um pedaço do que o design pode oferecer.

O design é algo que está em todo lugar, desde a cadeira que você senta à rede social que você participa, é algo feito por pessoas para pessoas, e seu impacto em nossas vidas é enorme e progressivo.


O designER no design

Quando somos iniciantes cometemos erros, pois é claro estamos aprendendo. Persistir nestas mesmas situações é que é o problema.

Achar maneiras de produzir materiais que agradem e que sirvam aos propósitos do cliente, pode ser um pouco difícil no começo, é normal, a experiência vem com o tempo.

Tenha em mente que ao ser um designer você terá a possibilidade de trabalhar com a beleza das coisas, mas que design é acima de tudo PROJETO E PLANEJAMENTO.

E bem e o resto?

Parafraseando a frase de um dos meu livros favoritos, Dom Casmurro, se você tiver alguma crítica ou sugestão para este post ou para os próximos, deixe seu comentário aqui na página ou no facebook.

Deixe seu like e compartilhe com seus amigos para ampliarmos a discussão..... X)
Até a próxima semana! 

NANA
Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook | Behance | Pinterest | Twitter

Você pode gostar também

0 comentários