6 coisas que todo ilustrador já passou (ou vai passar)

Ser ilustrador aqui no Brasil não é nada fácil, não é mesmo?  Aliás trabalhar na área criativa não é nenhum mar de rosas aqui n...


Ser ilustrador aqui no Brasil não é nada fácil, não é mesmo? 

Aliás trabalhar na área criativa não é nenhum mar de rosas aqui no país. Pior ainda se a família não apoia no início, por não entender o que é a profissão, não ter condições financeiras de bancar o material (porquê vamos ser sinceros, estudar artes não é barato), ou mesmo por achar que isso não dará um bom futuro. 

Por causa de tudo isso e mais um pouco, nós ilustradores (e futuros profissionais da área) passamos por situações bem chatas. No post dessa semana reuni algumas situações pelas quais já passei (e provavelmente você também) desde que decidi  ser ilustradora. Continue lendo:


1 - Você NASCEU com um dom, não PRECISA FAZER CURSO

Muitos desinformados acham que aqueles que desenham possuem um dom sobrenatural, algo de outro mundo, que são pessoas diferentes de tudo e todos.

Eles constroem todo um ar mítico entorno do ilustrador, que logo desaparece quando o profissional menciona que já fez algum curso para aprender alguma técnica, workshop ou aula do tipo.

Nesse caso, a perda de interesse do dito cujo no trabalho se torna nítida e crescente, porque ele finalmente percebeu que o ilustrador é apenas uma PESSOA NORMAL

*PS: Isso vale para VOCÊ TAMBÉM amiguinho aspirante a ilustrador, não deixe seu ego crescer demais.Todos nós somos pessoas, cada uma com habilidades diferentes.

2 - Vamos ver se você é bom mesmo, desenha isso aqui em 5 minutos.......... >.<

Já ouvi isso e é terrível!  Existem pessoas que desenham coisas rapidamente sim, mas elas treinam muito e se especializam nisso como alguns caricaturistas de feiras e eventos por exemplo, mas não são todos os profissionais que trabalham dessa forma. 

Todo desenho possui um grau diferente de trabalho e de complexidade e alguns inclusive, podem demorar dias para serem concluídos.

3 - Você deveria estudar para ter uma PROFISSÃO DE VERDADE, tipo médico ou advogado, ao invés de ficar rabiscando o dia todo...

A desvalorização do ilustrador, e também de outras profissões da área criativa, ainda é enorme aqui no Brasil. 

Alguns motivos como a falta de informação do cliente, falta de valorização do próprio profissional quanto ao SEU TRABALHO (que muitas vezes se prostitui) e também pelo fato da profissão só agora estar ganhando um pouco mais de visibilidade (internet e redes sociais) ainda contribuem para essa visão negativa da profissão.

4 - Você consegue ganhar dinheiro? Existe mercado no Brasil?

Existe mercado no Brasil sim, mas não se iluda, saber apenas desenhar não irá te colocar na área. 

O mercado no país está em crescimento, o que é ótimo, mas para conseguir trabalho é preciso mais do que um bom portfólio: é preciso saber se vender como profissional.  

Um ilustrador que vive com a cara enfiada no papel o dia todo sem saber fazer propaganda de si mesmo está fadado a ficar no limbo. Deixe de lado a timidez, pesquise formas de apresentar e divulgar seu trabalho nas redes sociais. 

INTERAJA com outros profissionais, procure também por grupos para aprender mais sobre a profissão, assim você poderá ter críticas construtivas sobre seu trabalho e porque não, conseguir algum cliente por ali mesmo.   

manga-profissão-ilustrador


5 - Percebi que você consome muita coisa de desenho, não está na hora de crescer e começar a ver coisas de adulto?

Há uma grande diferença entre gostar e consumir coisas relacionadas ao desenho para fins de entretenimento, estudo e referência a ter se afundado no mundo imaginário a ponto de não amadurecer.

Existem pessoas que ficam presas no mundo criado pelas histórias e desenhos animados até depois de adultos, eu conheço algumas delas até. E muitos realmente usam os desenhos como fuga da realidade, mas não necessariamente de forma negativa.

A coisa é que amadurecer não é para todo mundo, gostar de desenhos não significa que você ainda tenha cabeça de criança, pelo contrário. Existem inúmeras produções voltadas para o público adulto, e junto disso toda uma indústria voltada para a criação desse tipo de entretenimento (e muito lucrativa por sinal).

6 - Desenha isso aqui de GRAÇA para mim que eu divulgo seu trabalho 

Essa é a CAMPEÃ, a "diferentona", invicta, a mais popular ou eu deveria dizer impopular situação. Se eu fosse contar quantas vezes recebi uma proposta dessas e recebesse em dinheiro se tivesse feito o serviço, é fato, eu teria uma conta poupança com obesidade mórbida.

Esse é o típico argumento de quem não quer investir no próprio negócio ou que quer economizar até a última moeda.

Muitos ilustradores já caíram nesse conto e nunca viram a tal da divulgação ser feita, e se por algum milagre ela aconteceu de alguma forma, trouxe outro "cliente" com mesma premissa.    

>> O que fazer para MUDAR essa situação? <<


1 - Valorizar-se e estudar muito

Mesmo que você seja um ilustrador iniciante e alguém pedir um projeto para você, cobre um preço, não acostume as pessoas ao seu redor com trabalhos gratuitos (a não ser que seja por caridade). Um ilustrador é um PRESTADOR DE SERVIÇOS e não um ser que vive de luz, que se alimenta por fotossíntese. Ilustrador também paga contas e se você quer valorização comece desde cedo.

2 - Invista em materiais e cursos

Não existe apenas um curso a se fazer quando se quer ser ilustrador, isso vai depender de como você quer usar sua habilidade. 

Eu por exemplo, adoro animação e quero trabalhar com isso, por isso além de trabalhar meu traço de desenho tenho também que aprender o lado conceitual de como animar, além de softwares específicos. 

Com relação aos materiais, escolha a técnica que você vai querer desenvolver primeiro e depois compre os produtos específicos (sejam materiais físicos ou equipamentos e softwares para seu computador). Não saia comprando qualquer coisa, pois além dos materiais não serem tão baratos, alguns produtos são feitos para dar efeitos específicos. O ideal é escolher uma técnica e aí comprar o necessário.

>> E você? Já passou por alguma das 6 situações? <<

Comente aqui embaixo para conhecermos outras experiências. Ah! Compartilhe com seus amigos e deixe seu like..... X)

NANA
Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook | Behance | Pinterest | Twitter

Você pode gostar também

0 comentários