3 QUADRINHOS baseados em fatos reais

Adoro ler livros, de PAIXÃO, mas uma boa história em quadrinhos me deixa especialmente entusiasmada. No livro imaginamos tudo: ...


Adoro ler livros, de PAIXÃO, mas uma boa história em quadrinhos me deixa especialmente entusiasmada.

No livro imaginamos tudo: cenário, personagens, cores e luzes, no quadrinho não temos esse trabalho, temos a chance de poder ver o que o artista imaginou quando leu, produziu ou viu a história acontecer na sua frente.

Hoje a EMPIXEL traz a vocês três quadrinhos escritos e desenhados por ARTISTAS SOBREVIVENTES DE SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS:

>> Maus <<


Maus é a história de um judeu polonês que luta para sobreviver em meio ao antisemitismo e o holocausto numa Europa assolada pela segunda guerra.

O autor do quadrinho é Art Spiegelman e o judeu polonês É SEU PAI. Curiosamente as pessoas são retratadas como animais. Os  judeus são ratos (o que vai de encontro direto com a propaganda nazista da época), os alemães, gatos, os americanos são cães, os franceses sapos e os poloneses porcos.

A antropomorfização dos personagens gera uma certa carga emocional na história que tem o seu ápice quando o autor quebra a quarta parede no meio da HQ e mostra seu rosto contando outra história, uma que ele compartilha com seu pai, muitíssimo pessoal.

A HQ narra os acontecimentos desde o início das perseguições aos judeus, a perda de quase toda a família e amigos nos campos de concentração, do irmão que morre antes mesmo da guerra terminar e que o autor nunca iria conhecer, além de todos os problemas de seu relacionamento com seu pai ocasionados pela guerra. É uma história de arrepiar até o último fio de cabelo, de dar nós na garganta a todo momento.

>> Gen - pés descalços <<


Ou Hadashi no Gen, escrito por  Keiji Nakazawa. A história é contada através dos olhos de um garoto de seis anos com sua família num Japão da segunda guerra.

Ele é testemunha ocular da bomba de Hiroshima e de seus horrores, perde quase todos a sua volta, menos sua mãe. Não é preciso dizer que esse menino é praticamente O PRÓPRIO AUTOR, já que ele mesmo sobreviveu a queda da bomba ainda criança. Gen é uma história emocianante, cheia de superação e de encher os olhos de lágrimas suor de qualquer marmanjo e que vale muito a pena conferir.

>> Persépolis <<


Marjani é uma menina iraniana que vê seu país ser envolto pela revolução islâmica. O Irã é uma nação com fortes traços de uma cultura muita rica com raízes no povo persa que acaba praticamente soterrada pela escuridão do regime xiita. Marjani que veio de uma família politizada e moderna, se vê obrigada a usar véu e ver sua cultura e costumes oprimidos. 

Para fugir desse caos sua família a envia para Viena, Austria, onde cresce e tem diversas experiências, amadurece e retorna como Marjani Satrapi, A AUTORA E ILUSTRADORA deste quadrinho, que conta sua história de criança a adulta, num Irã muito mais familiar do que imaginamos.

DEPOIS DOS HQ´S... 

Persépolis virou uma ANIMAÇÃO em 2007 ganhando  prêmios por onde passou como Festival de Cannes e o Festival de São Paulo, além de indicações ao Golden Globe Awards e o Oscar de melhor animação, infelizmente vencido pelo igualmente bom (mas não tão emocionante quanto na minha humilde opinião), Ratatouille da Pixar.

Já Gen, foi adaptado para  uma série curta para tv e dois filmes em anime, além de render três live actions. Infelizmente ainda não temos notícia se Maus poderá virar filme ou animação..... #chateado.

Trailer - Persépolis

 

Trailer - Gen


>> Conhece outros HQ´s para nos indicar? <<

Se tiver alguma dica bacana de histórias em quadrinhos não deixe de dividir com a gente, deixe nos comentários ou mande para nós na nosssa página do facebook para produzirmos outras listas bacanas como essa.

Ah! E compartilhe este post com seus amigos. Até a próxima semana!

NANA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook | Behance | Pinterest | Twitter

Você pode gostar também

0 comentários