Profissão: diretor(a) de arte

“tudo que você vê na tela, enquadrado pela  câmera, é direção de arte.” E ai pessoas, hoje a entrevista é com alguém extre...



“tudo que você vê na tela, enquadrado pela 

câmera, é direção de arte.”


E ai pessoas, hoje a entrevista é com alguém extremamente talentoso que veio compartilhar um pouco de experiência com a gente :)

Para quem não sabe o diretor de arte normalmente é o profissional formado em Design Gráfico/Digital ou Publicidade que gerencia projetos de design e concepção artística para os mercados mais variados que vão do gráfico ao audiovisual e até mesmo web.  

Games, publicidade e propaganda, design, moda, animação, cinema entre outros são algumas das áreas onde o profissional atua.

>> PROFISSÃO: DIRETOR(a) DE ARTE <<


1 - Quem é o diretor de arte?

Opa! Meu nome é Elvis Benicio, visual designer/diretor de arte formado em design gráfico (UniFOA/RJ). Tenho 31 anos, moro em SP há quase quatro anos, porém nasci numa cidadezinha no interior do Rio de Janeiro, chamada Barra do Piraí. Nas horas vagas curto muito tocar um blues no violão.


2 - Ser diretor de arte significa trabalhar mesmo quando não se está trabalhando?

Primeiro, vamos definir a palavra “trabalho". Ou tratamos esta “palavra" em sua forma monetária “business” ou na forma de ação mental criativa. Prefiro optar pela segunda opção, ou seja, quando seu subconsciente está atuando, conectando pontos e ideias enquanto você está aproveitando o dia andando de bicicleta no parque. Para isso, chamamos de período de incubação. Dessa forma, minha resposta seria: sim!

3 - Como é a elaboração de um projeto tanto para os trabalhos mais simples, quanto para os mais complexos?

Tudo exige um modo de fazer as coisas evoluírem e serem concluídas. Uma tarefa de 2 minutos exige um nível de execução e uma tarefa grande e complexa exige outros níveis. Quanto mais claro é o processo, mais elaborado, interessante e engajador se torna o projeto. Um processo que costumo utilizar em qualquer projeto é entender esses quatro pilares: Por quê? Como? O quê? Para quem?


4 - Que tipo de bagagem cultural é necessária para ingressar na área ?

Ser diretor de arte é estar aberto para ver e ouvir o mundo ao redor, sem preconceitos. Além disso, é ser um eterno curioso e interessado por todo tipo canal que expõe as capacidades criativas do ser humano.

5 - Quais as habilidades técnicas e sociais precisam ser adquiridas?

Tecnicamente falando, ser especialista é importante, ou seja, dominar uma área com maestria. Conheço diretores de arte feras em animação, outros em ilustração e até caligrafia. Por outro lado, ser generalista (conhecer um pouco de cada área) ajuda a gerenciar uma ideia até a execução envolvendo outros profissionais. Socialmente falando, ouvir mais o que os outros falam ainda é uma atitude reciproca. Para ser interessante, esteja interessado.


6 - Quais as etapas na carreira para alcançar este cargo? Alguma dica para o jovem graduando?

Tradicionamente numa agência de publicidade há uma escada que vai do estagiário, assistente de arte até o diretor de arte (júnior, pleno, sênior). Na real, o que tornará você um diretor de arte, não será somente sua capacidade íntegra de executar visualmente uma ideia, é também ter maturidade na condução dos projetos, realizar cada entrega sempre "subindo a barra” para cima. Nessa área não se ganha respeito somente pelo seu nível de habilidade no photoshop.

7 - Quem trabalha como diretor de arte em uma agência de publicidade está qualificado para trabalhar como diretor de arte em cinema e animação?

Dependendo do nível de paixão e interesse por essas área, sim.

8 - Por que decidiu seguir está carreira? É tudo o que você imaginava no início? Maior desafio?

Sempre fui da área de humanas, nunca de exatas. Essa área, me dava liberdade de fazer algo que sempre me motivava: o improviso. Assim como no jazz, o improviso não é testar qualquer nota, mas sim conhecer todas as notas e harmonias para depois desconstruir tudo e criar algo novo. A música e a arte visual me entregavam isso. Somente quando entrei de vez na faculdade de design gráfico aos 22 anos foi que a decisão era clara. Eu fazia parte da primeira turma de designers da região sul Fluminense (interior do Rio de Janeiro), obviamente, nós sentíamos perdidos e sem muitas referências além dos professores. Certamente este foi o maior desafio.

9 - Como você se mantêm atualizado sobre as novidades da área? Algum profissional que gosta de acompanhar?

Tive a oportunidade de trabalhar com muita gente talentosa, elas se tornaram minha referência e através dessas pessoas me mantenho atualizado sobre o que acontece na área, aliás é sempre bom bater um papo fora do inbox do facebook, alimentar o networking "real-life". Vá para eventos da área, ou então encontre algum grupo no "MeetUp.” Poderia citar inúmeros profissionais que admiro, mas dessa vez cito o Michael Cina, um designer que faz diversos experimentos visuais que me inspira demais.

10 - Baseado na sua própria trajetória, o que você diria para o Elvis que estava estudando e decidindo que rumo seguir?

>> Surpreenda! <<



11 - E uma dúvida pessoal. O que você costuma ler?

Atualmente estou elaborando um workshop de como montar e divulgar portfólio online de maneira efetiva voltado para profissionais criativos, por isso, minhas leituras estão focadas em temas sobre gerenciamento de tempo, processo criativo, produtividade, itens de ação. Recomendo o livro Making idea happen (“A ideia é boa, e agora?”) do Scott Belsky que é o fundador do Behance.

Para conferir mais jobs do Elvis acesse: Behance

Até a próxima, deixe seu comentário e compartilhe :D


MAYA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Twitter | Pinterest | Tumblr | We Heart It

* Todas as imagens são dos projetos de Elvis Benicio 

Você pode gostar também

0 comentários