Como transformar seu potencial em realidade

O mundo em que vivemos não existiria da forma como conhecemos hoje ou seria completamente diferente se muitas das mentes brilhantes...


O mundo em que vivemos não existiria da forma como conhecemos hoje ou seria completamente diferente se muitas das mentes brilhantes que inventaram coisas incríveis não tivessem colocado a mão na massa e corrido risco para fazer suas ideias saírem do papel (Facebook, Microsoft, Apple e o Santo Google são parte disso).

Todas essas pessoas trabalharam muito, de uma forma ou de outra, passaram por noites mal dormidas, se empenharam ao máximo e se aperfeiçoaram em prol de poder ver esses projetos ganharem vida. E quanto a você? O que você tem feito para tornar os seus projetos realidade?

No post de hoje trazemos algumas situações que geralmente usamos para nos convencer de que estamos no caminho certo, quando na verdade estamos apenas nos enganando em relação ao que gostaríamos de fazer, mas que adiamos por não ter conhecimento suficiente, por sermos inseguros demais para irmos atrás ou por simples falta de vontade. Continue lendo:

>>> Primeiro de tudo

PARE DE SABOTAR A SI MESMO

"Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje" não é uma citação qualquer, é uma máxima (das mais fortes), não caia no conto da procrastinação.

Há uma diferença entre deixar de fazer algo hoje (por que não está planejado e atrapalharia o curso das coisas que já estão sendo feitas) a deixar de fazer alguma tarefa por preguiça. Se policie.


>>> Não invente desculpas <<<

Algo sempre acontece para atrapalhar seus planos, para atrasar seus trabalhos e então minar qualquer linha de pensamento ou sequência de tarefas. A culpa foi do trânsito, fulano não trouxe, o computador deu pau e por aí vai, a lista de desculpas pode ser enorme e mesmo assim nada está relacionado a você, é sempre culpa de algum fator externo.

PERCEBE O ERRO? O motivo do seu fracasso está sempre nos outros, MENOS NA SUA FALTA DE EMPENHO E ORGANIZAÇÃO. Assuma a responsabilidade perante seus erros ou nada do que você fizer terá êxito.

>>> Estabeleça uma metodologia de trabalho e SEJA FIRME <<<

PLANEJE SUAS TAREFAS DENTRO E FORA DO PROJETO, afinal de contas existe vida fora do trabalho (mas nenhuma das situações pode atrapalhar a outra). Uma agenda ou um app de listas de tarefas sempre vem bem a calhar (eu sou meio viciada nisso), o TRELLO e o ONENOTE, por exemplo são ótimas opções. 

Pesquise também por metodologias segundo o tipo de projeto que está participando, elas vão te ajudar a estabelecer o passo a passo de cada fase do trabalho sem que você perca a linha de raciocínio ou deixe alguma tarefa de lado.

Mais matérias sobre organização e planejamento aqui em baixo:

>>> Aprenda a lidar com as pessoas, saiba trabalhar em equipe <<<

Por mais que você seja bom no que faz (e provavelmente vive no meio de pessoas e não como um ermitão na floresta sobrevivendo do que a natureza dá) precisará saber trabalhar em equipe. Participe da produção, interaja, converse, esteja lá (realmente), seja prestativo, assim quem está no grupo verá isso com bons olhos e saberá que além de você ser bom naquilo que se propõe é além disso, um profissional sociável. Isso abre portas para TRABALHOS FUTUROS.

>>> Afaste distrações <<<

Redes sociais pipocando o tempo todo, barulho, vídeo game... Tchau! Pelo menos por algum tempo. Você pode sim se dar ao luxo algumas vezes, afinal de contas, todo mundo precisa de um descanso, de um mimo, uma diversão, desde que o trabalho daquele dia esteja feito.

>>> E por último, mas não menos importante: ESTABELEÇA METAS

Mas claro, tenha em mente um objetivo. Sem metas não sabemos em que ponto o trabalho está, se o objetivo está próximo ou não de ser alcançado. Elas evitam que você ande em círculos, afastam o RETRABALHO e a PROCRASTINAÇÃO e não te deixa você pular etapas. As metas nos dão uma linha a seguir e a cada passo concluído a felicidade é enorme.


FAÇA SUA IDEIAS SAÍREM DO PAPEL

Você pode ter potencial, mas se não o transforma em trabalho, é apenas potencial e mais nada. Dê vida a seus projetos, não fique restrito a apenas "eu consigo fazer" e não fazer nada. Você pode ser o melhor desenhista, o melhor animador, o melhor em qualquer coisa (ou pelo menos achar que é), mas se não consegue começar algo e terminar, você não é NADA. Simples assim.

Não podemos viver somente de possibilidades

Bom, o post dessa semana foi baseado em coisas já fiz e passei, de quando percebi que meus projetos e sonhos seriam apenas projetos e sonhos caso eu não me mexesse. Espero que este texto ajude você de alguma forma.

Bem até a próxima..... X)

NANA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook | Behance | Pinterest | Twitter

Você pode gostar também

0 comentários