O que é ser designer e as ramificações da área | SE JOGA #1

Olá voltamos! E ai pessoa, se você que está lendo este post, for um leitor da Em Pixel mais antigo deve estar se perguntando que...


Olá voltamos!

E ai pessoa, se você que está lendo este post, for um leitor da Em Pixel mais antigo deve estar se perguntando que chá de sumiço foi esse que tomamos. Pois bem, todo projeto precisa de planejamento e todo projeto que tem uma equipe formada por designers, uma hora ou outra precisa de um "redesign" geral. E é pelo que a EP está passando, no momento poucas mudanças foram implementadas mas muitas ainda estão por vir! Fique ligado, pois toda quinta tem conteúdo novo e agora estamos abordando temas como audiovisual e publicidade. Aproveita e segue a gente no Instagram @empixel.



>> O DESIGNER e O DESIGN <<



Designer é o profissional de design, criativo, artista, meticuloso, detalhista, de bom gosto e cheio de referência. Independente do segmento, essas são características fundamentais da carreira.

O designer é um comunicador que trabalha com projetos, analisa problemas e busca resolve-los através de um design funcional, inovador, criativo, dinâmico, tradicional ou não. Ou não, porque as coisas são relativas e muito tem de ser levado em consideração antes de definir regras ou seguir determinadas metodologias para chegar à uma boa solução. Aliás:




Ser designer é muito mais do que pegar um punhado de certezas, aplicá-las e passar para o próximo job. Criar um design exige nas palavras de Paul Rand:

"Design é muito mais do que simplesmente montar, formatar ou mesmo editar; é acrescentar valor e significado, é iluminar, simplificar, esclarecer, modificar, dignificar, dramatizar, persuadir e talvez até mesmo entreter"

Suas ferramentas de trabalho são infinitas, desde um computador, tipos, cores, símbolos, textos, fotos, tintas, cérebro, papéis dos mais diversos tipos, cores e gramaturas, roupas, cabelo, tecidos, colas, impressoras, canetas, lápis, etc.. até os materiais mais complexos como metais, plástico, madeira, material orgânico, objetos do dia a dia, material reciclável, massas, pastas, areia, pedras e tudo o que você possa imaginar. Tudo vai depender do segmento, projeto, cliente e ousadia do profissional.


"Quero ser designer, gostei disso, mas...designer do que?"

Veja essa lista de cursos e possíveis carreias dentro dele:

Design Gráfico


  • Designer Gráfico - Quando contratado como designer gráfico além de fazer criação de diversas peças de papelaria, banners, e outras peças impressas, o designer também pode fazer criação de marca e identidade visual e outras atividades descritas abaixo, tudo depende das habilidades do designer e do local onde trabalha.
  • Designer Editorial - Livros, revistas e afins.
  • Diagramador(a) - Normalmente de livros, revistas, jornal e outros formatos online e offline.
  • Brand Designer - Branding, identidade visual, identidade corporativa, e pode ter até mesmo embalagem, criação de sites, mídias sociais, dentro outros trabalhos.
  • Ilustrador(a) - Nem todo designer é ilustrador, porém muitos ilustradores se formam em design e exercem mais de uma profissão.
  • Tipógrafo(a) -  Essa é uma especialidade do design.
  • Motion Designer e Animador 2D ou 3D (nesse caso, também é possível cursar uma graduação em animação ou audiovisual com foco em animação ou ainda fazer especialização).

Web Design/Design Digital


  • UI - Designer de Interfaces - Responsável por projetar e desenhar web sites, blogs, sistemas e aplicativos web. Seu papel é criar a interface gráfica do site, onde ocorrerá toda interação do usuário" Leia mais sobre Web Design aqui.
  • UX Designer - Experiência do usuário - Segundo a WikipediaUser Experience envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço. A experiência do usuário destaca os aspectos afetivos, experiências, significativos e valiosos de interação humano-computador e propriedade do produto.
"O UX está totalmente ligado ao front assim como totalmente ligado ao back, sendo este uma ponte de 3 rios que liga a programação grosseira que faz o componente, a programação visual que exibe a ação e a interação final que depende do usuário para funcionar." Chocola Design.

Compreenda melhor a diferença entre UI e UX design na matéria do Design Culture.
Conheça um pouco de front end: Como me tornar um desenvolvedor front end.

Design de Som - Sonoplastia

"Seja artista sonoro, designer de som, músico, compositor, técnico ou diretor de som, é ao Designer Sonoro a quem cabe a responsabilidade pela “partitura sonora” de um projeto para o qual, individualmente ou em equipa, deve planear, captar, construir, transformar e fornecer os elementos sonoros necessários para a sua produção."

Design de Moda


  • Designer de Jóias - Nem todas as graduações oferecem essa matéria, porém é possível fazer especialização.
  • Designer de Estampas
  • Estilista 
Uma boa pergunta sobre a área: Designer ou estilista? Leia aqui

Design de Interiores

"O Designer de interiores é o profissional que cuida dos espaços internos, tanto residenciais como corporativos." leia mais.


Design de Games


"O game designer é o ponto de comunicação dentro de um time de desenvolvimento. Além das tarefas de design - documentar todas as regras do jogo, produzir conteúdo, balancear os valores - o dia-a-dia do designer envolve bastante comunicação com os artistas e os programadores. Muitas das decisões partem dele, e ele é responsável pelo funcionamento geral do jogo"

Entenda a profissão aqui "Quem é e o que faz o Designer de Games"

Design de Produtos


  • Designer de Embalagens
  • Designer de Carros
  • Designer de Mobiliário
A melhor forma de escolher o curso certo e onde estudar é comparando grades curriculares, que nada mais é que uma lista com as matérias que serão ministradas em cada semestre, essa é uma etapa importante da escolha, pois além de cada área seguir uma linha de estudo, cada faculdade tem um foco diferente. As vezes o foco pode ser em política, economia criativa, criatividade, desenho, animação e afins.

E uma outra opção para quem gosta da parte de Design, é cursar publicidade e seguir para a área de Criação Publicitária, mas para frente falaremos disso.

Não se esqueça que depois de ingressar em um curso suas preferências podem mudar, e você desejar trocar de área ou seguir um rumo mais focado em um segmento que nem passava pela sua mente. Isso é normal, mais ainda para nossa geração que gosta de um pouco de tudo. Não se desespere, experimente.

Tem alguma dúvida ou informações para completar a matéria? Comente na postagem ou mande uma mensagem no Facebook Em Pixel :)

Caso estude ou seja formado em uma dessas áreas comente no final do post para ajudar os próximos leitores :D

Leia também >>Eu estudo DesignER


Para mais matérias dessa série fabulosa que trará artigos sobre design, publicidade e audiovisual clique em: #sejoga.
*ilustração da capa por: Guilherme Damasceno e Pintura por Maya.





Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Twitter | Pinterest | Behance

Você pode gostar também

0 comentários