10 Dicas infalíveis para aprender a desenhar

Se tornar um bom desenhista exige técnicas e mais algumas coisinhas que as pessoas costumam deixar passar despercebido.  Continu...

aprenda-a-desenhar-arte

Se tornar um bom desenhista exige técnicas e mais algumas coisinhas que as pessoas costumam deixar passar despercebido. Continue lendo este artigo e entenda de uma vez por todas o que você precisa saber para aprender a desenhar.

1 - Faça desenhos por observação 

Aprenda a observar, os detalhes, as pessoas, as sutilezas. Isso é muito importante, seja no mundo da arte ou não. A partir da ai, desenhe, e desenhe várias vezes, todo dia e sempre que tiver um tempo livre. Nem que seja de madrugada. 

O treino vai te fazer melhorar seja no traço, proporção, expressão, e afins.

Pode parecer óbvio, mas tenha paciência, os primeiros desenhos podem ser bem frustrantes, pois vai sair torto, borrado, e tudo pode acontecer nessa hora. Mas não se desespere, artistas experientes também sofrem com isso.

Uma dica comum é desenhar os objetos da sua casa ou da rua. Mas você também pode copiar desenhos ou fotografias.

Dois sites bem interessantes para encontrar inspiração são o We Heart It, e claro, o Tumblr.

Alguns macetes aqui no canal do Thiago Spyked.

2 - Guarde seus desenhos

Pera ai, como vou desenhar melhor guardando meus desenhos?

Simples, guardar cada desenho equivale a documentar um projeto. Você só vai saber o quanto avançou, e saber onde errou se tiver seus trabalhos guardados para se auto avaliar.  Faz parte do processo. Que tal comprar uma pasta hoje mesmo?

3 - Traço leve e lápis colorido que apaga

Desenhar pondo força no desenho só serve para um coisa. Estragar  a folha. E não me venha com essa história de que você só sabe desenhar com força. Isso é um hábito. E hábitos podem ser mudados.

Pratique desenhar sem por peso na mão.  Pois na hora de finalizar a arte fica muito mais fácil remover as linhas em excesso.

Algo que pode ajudar, e que eu gostei bastante, são os lápis de cor apagável profissional, eles são excelentes para rascunho, e tem em várias cores, e o melhor é que apagam, não tão facilmente, mas apagam e ainda por cima depois de contornar com nanquim, se você for digitalizar ele não irá aparecer mesmo que você não tenha apagado nada. Não sei que magia é essa, mas funciona.

lapis-de-cor-apagavel-arte
Um desses custa em média R$ 15,00
Ilustração Nana

 4 - Não use borracha. Use borracha.

Muitas pessoas resistem no começo a deixar a borracha de lado, porém é uma das melhores coisas a se fazer. Além de prestar mais atenção enquanto desenha para não errar, quando o erro acontece,  você tem de começar tudo de novo. Perfeito para treinar mais, e para quebrar o vicio de deixar a folha com marca de borracha.

Claro, depois de muito treino, na hora de finalizar o desenho ela é bem vinda, porém só se for uma borracha macia como a Staedtler, limpa tipos e borrachas em formato de lápis para apagar detalhes.  O mercado oferece várias opções.

5 -  Estude formas básicas, sombra e luz

Além de muito desenho por observação, estude formas básicas, sombra e luz.

Entender a geometria que existe em tudo o que desenhamos é fundamental. Para quem nunca fez um curso de desenho, saiba que é uma das etapas desenhar pessoas em formas básicas.

Sombra e luz é o que torna o desenho mais real, mais bonito e cativante. No início é pouco difícil para entender como funciona, mas nada que o tempo não resolva.

Separamos alguns links de tutoriais para aprender as técnicas: 


Luz e sombra: Abra e Amo Pintar

6 - Aproveite suas ideias, tenha um sketchbook 

Toda vez que surgir uma ideia de desenho na sua cabeça, faça. Não fique esperando ter técnica o suficiente, pois além da ideia ir embora, você perde a chance de desenvolver seu próprio estilo. Na falta de tempo anote, ter um sketchbook nessas horas é perfeito, pois além de desenhar serve como um "diário de ideias", com o tempo você verá que algo pensado lá atrás pode ser útil quando menos se espera.

Lembre-se nesses momentos em não se limitar ao comum, ideias mirabolantes são bem vindas, nada é demais, liberte sua imaginação!!!

imaginação-arte-e-criatividade
   Ilustração Nana
7 - Faça aquecimentos.

Antes de por a mão na massa é preciso se aquecer, veja esse vídeo e esse aqui também.

8 - Leve seus desenhos para um profissional

Quando estamos aprendendo algo novo, é sempre bom ter um profissional que consiga enxergar onde estamos errando. Depois de um certo tempo os olhos se acostumam ao que estão vedo e deixamos passar vários detalhes.

9 - Refaça

Sim refaça, dez vezes ou mais se for necessário. A perfeição vem com treino. Se você está com preguiça só de se imaginar nessa situação, levante-se pegue uma xícara e comece a desenha-la até sair perfeita. Cada erro um novo desenho. Parece doidera mais funciona (né Bibi)

10 - Faça um curso, leia livros, veja vídeos

Fazer um curso faz toda diferença, pode ser um especifico de desenho, ou você pode ir para o ensino técnico. Em São Paulo tem várias oficinas e workshops, procure algum pela sua cidade.

Complete os estudos com livros de arte, e vídeos tutorias no Youtube, aprender nunca é demais. Todos os profissionais que conheço não param nunca de desenvolver suas habilidades, sempre buscam melhorar suas técnicas e abrir a mente para o novo.

Cada um tem sua forma de se expressar, aprender técnicas é importante, mas somente as técnicas não criam um trabalho realmente memorável.

Ser paciente e curioso e persistente é regra para se tornar um bom desenhista!

Mas cuidado com o que você busca, pois como disse o querido Oscar Wilde: "Nenhum grande artista vê as coisas como realmente são. Caso contrário, deixaria de ser um artista."  Isso também leva a questão de que sempre existe alguém que desenha melhor que você, ou que tem um talento diferente, aceite isso com humildade, orgulho em excesso é um perigo, principalmente no mundo da arte, aprenda com os outros e não vire as costas.


Uma dica extra, tenha referências,  não só de objetos, corpos e etec, mas sim de artistas, crie uma pasta no seu PC, e salve tudo o que te inspira. Mas ABRA SUA MENTE, não fique só mesmo no. Conheça outros estilos, outras histórias, enriqueça sua mente com tudo o que à de bom - e até o que tem de ruim - tudo é aprendizado. Consuma mídia, cultura, o novo e o velho, não deixe nada passar despercebido.  E não se esqueça de arquivar.

Aproveite e leia nossa matéria - 3 artistas que você precisa conhecer
E veja esses canais: Agnescecile, D3

Enviei uma arte sua para a Em Pixel pelo Facebook ou Instagram. E  não deixe de curtir a nossa page. Se tiver dúvidas ou sugestões deixe ai nos comentários, adoramos debater de forma saudável e trocar figurinhas. 



maya-blogueira-da-em-pixel
MAYA

Se Quiser Saber Mais Sobre a autora, Siga a:  Instagram  |  Twitter  |  Pinterest  |  Tumblr  |  We Heart It

Todas as fotos por @Mayah_fernandes, capa Google.

Você pode gostar também

0 comentários