A importância da cor para criativos

Emoções e seu impacto A emoção, leitura, entendimento e impacto que uma obra pode ter estão intimamente ligados as cores esc...


Emoções e seu impacto

A emoção, leitura, entendimento e impacto que uma obra pode ter estão intimamente ligados as cores escolhidas para se fazer parte dela. Mas o que é a cor? 

A cor é luz e tudo o que enxergamos é luz, sem ela não existem imagens como as que estamos acostumados, simplesmente não há cor. 

A luz é um tipo de comprimento de onda (sim, pensou que fosse fugir da física, mas olha ela aí), a cor é nada mais nada menos do que comprimentos de onda refletidos sobre um objeto. Os comprimentos de ondas  que são visíveis ao olho humano formam o famoso RGB ou vermelho, verde e azul (sobre essas definições vamos deixar para um post mais completo sobre teoria da cor. Ok, mas qual a importância da cor? )

A cor para nós artistas, designers, publicitários, galera do audiovisual, moda e afins é um dos fatores determinantes para o entendimento, ou não, da mensagem que queremos passar; ela está intimamente ligada ao emocional das pessoas e possui diferentes significados dependendo da cultura de cada um.

Vejamos alguns significados: 

guache-tinta-fotografia-inspiracao
Foto: Nanagyei via VisualHunt / CC BY

  • Rosa: cor ligada a infância, do amor platônico, da paixão intocada, ainda sim uma cor quente que revela o amor, a persuasão e em tons mais claros: a delicadeza. 
  • Vermelho: cor da paixão, do amor ardente, intenso. É a cor da atenção, do calor, do sangue, que leva ao estado de tensão, de perigo, ligada também aos alimentos, a sensação de fome. Dá o sentido de vontade, o fogo. 
  • Laranja: mescla do amarelo e vermelho: cor jovial, da criatividade, do calor e do verão, da energia. É mais leve do que o vermelho, por isso acaba sendo mais descontraída. 
  • Amarelo: quente, simpatia, ligada ao ouro, a riqueza, em conjunto com o vermelho também é ligado a sensação de fome, muito boa para campanhas publicitárias, mas somente com pouco texto, pois assim como o vermelho o amarelo também aumenta a atenção, foco. 
  • Azul: inspira confiança desde os tempos remotos, do céu limpo, da serenidade e calma, ligado a medicina, cor das águas e do infinito. 
  • Verde: vida, natureza, nascimento e esperança, também ligado a medicina. 
  • Roxo: ligado a sabedoria, ao mistério, religião e a criatividade. Demonstra a experiência dos sábios. 
  • Preto: é literalmente a ausência de cor na física, símbolo de poder e sofisticação, ligado ao mistério da morte. 
  • Branco: é a mistura de todas as cores no espectro de luz, simboliza a união, confraternização, a paz e a pureza. 
Entender o significado das cores também define se a sua obra será entendida ou mau interpretada, por exemplo, a cor branca para nós aqui no ocidente significa a paz e pureza, já  para os indianos é a cor símbolo dos viúvos.

Por isso ao criar um desenho, uma pintura ou uma propaganda, é importante primeiro pensar na MENSAGEM que se quer passar, para QUEM ela é destinada e QUANDO será veiculada, saber quando usar determinados tipos de cores é de grande importância.

As cores definem estado de tempo, a passagem do dia e a chegada da noite, as estações do ano são pautadas por mudanças muito visíveis nos tons do ambiente, principalmente no hemisfério norte. Essas cores trazem consigo os sentimentos e as emoções que cada uma dessas épocas possuem, e com elas uma maior abertura e aceitação de determinados tipos de mensagem, por exemplo: o vermelho vivo em conjunto com o branco em propagandas lá pelo início do mês de novembro sinalizam a proximidade da época de natal e com ela as compras.

As cores sempre estiveram presentes na história e hoje possuem grande importância para a propaganda. Elas já serviram (e servem em algumas culturas) como forma de separação social, já foi mercadoria de grande valor, onde poucos podiam ter certos tipos de vestimenta com determinada cor.

Pantone

  
Tendo em vista essa grande importância desde o ano 2000 a empresa Pantone nomeia uma cor símbolo para cada ano e a escolha de 2016 não deixou a desejar. Aliás, especialmente, temos duas. Essa escolha não segue apenas tendências ligadas a moda ou as artes, mas possuem um certo significado, elas demonstram apoio à causa da igualdade entre gêneros

pantone-2016-arte-cores
Foto: Pantone

O rosa quartys e o azul serenity, trazem a ideia  do amor e persuasão, advindas do rosa, com o equilíbrio dado pela serenidade, calma e alívio que somente a cor azul pode trazer.

Se formos analisar, temos a ideia de equilíbrio entre o feminino e o masculino, que vai de encontro direto com a tendência mundial da busca pela igualdade entre os gêneros.

Bom gente, este foi o post dessa semana, espero que tenham gostado, faltou bastante coisa, pois o assunto é bem extenso e divertido, então esperem mais conteúdo sobre o tema. Para se aprofundar mais no assunto indico o Guia completo da cor, é um livro muito bacana que conta a história da cor nas artes, de fácil leitura, uma boa para esse finalzinho de férias.

NANA


Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook Behance | Pinterest | Twitter

* Capa da matéria: NANA

Você pode gostar também

0 comentários