Minha experiência com animação

Ver um desenho MEU ANIMADO, pronto ali na tela do computador para mim é a coisa mais deliciosa do mundo! Não sei você, mas EU AMO a...

Ver um desenho MEU ANIMADO, pronto ali na tela do computador para mim é a coisa mais deliciosa do mundo!

Não sei você, mas EU AMO animação e até a pouco tempo atrás não fazia ideia de como fazer para que meus desenhos ganhassem vida além do papel. Não era por falta de software ou por incentivo, mas sim de CONCEITO.

Pensar no desenho estático é muito mais fácil do que pensar num desenho que posteriormente será animado. Você sabe o por que? Vou te contar:

Animar coisas, personagens, cenários, exige muito mais do que somente criatividade ou simplesmente gostar de desenhos, requer organização, muitos estudos de movimentação, e muita, mas muita vontade mesmo de rabiscar. Então para quem quiser ser animador DEVE como primeiro requisito NÃO TER PREGUIÇA DE DESENHAR (ou de recomeçar se for necessário).

Minha primeira experiência mais séria com animação

Foi com meu tcc do técnico em Multimídia, a Maya e eu propomos além da criação da Em Pixel, fazer uma animação mais complexa, com mais elementos, um verdadeiro desafio, que exigiu muito de nós duas, foi uma época bem atribulada, mas muito gostosa.

Tive que aprender muita coisa rápido e além de tudo isso solucionar problemas de última hora, se tive ajuda? As melhores possíveis. Se fiz curso de animação? Sim e não.

SIM, porque...

Tive a sorte de ter um professor que além de ser um super profissional da área dedicou tempo dele para ensinar não somente a mim, mas também a uma sala inteira sobre o principais conceitos, composição de cenário, movimentação de personagens, ângulos e movimentos de câmera (que são extremamente importantes quando se trata do ritmo e foco da emoção na cena).

NÃO, porque...

Onde tivemos essas aulas, não era num curso com grade específica para aquilo, por isso esse nosso professor deu seu jeito, fazendo com que esse fosse de longe o melhor semestre do curso.


O que aprendi com tudo isso? 

Que animação é acima de tudo de PROJETO e PLANEJAMENTO (que deja vu, design também é isso rsrsrsrs). Animação de desenhos seja 2D ou 3D pode ser linda, entusiasmante, criativa, mas NÃO é uma mar de rosas.

É preciso planejar cada passo, cada movimento, cada entrada de personagem e alinhar tudo isso com o restante da produção e prazos (isso porque ainda não mencionei o lado financeiro) e o roteiro é primeiro passo. Produzir uma narrativa em que as pessoas entendam e se emocionem com o que veem, mesmo que seja um curta de alguns segundos é um desafio (que a Pixar faz muito bem, obrigado).

UMA ANIMAÇÃO É MUITO MAIS DO QUE DESENHOS SE MOVENDO NA TELA e eu sou uma iniciante que precisa aprender muito ainda, por isso devo seguir estudando cada vez mais, e claro, nada melhor do que treinar bastante (um desses estudos é o gif ali de cima, o Lambe). Quem sabe agora fazer alguns cursos específicos... X)

*PS: Estamos preparando para vocês algumas surpresinhas animadas, logo, logo, iremos postar o passo a passo, as idas e vindas e a evolução. Nos aguardem... *.*

Compartilhe este post com aqueles seus amigos que também amam as artes. Até a próxima semana!

NANA

Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Facebook | Behance | Pinterest | Twitter

Você pode gostar também

0 comentários