Todo design tem: Forma | SE JOGA #2

Olá pessoas! Sou a Nana e estou de volta junto com a Em Pixel depois de um longo tempo. Sem mais delongas, vamos ao texto fresquinho...


Olá pessoas! Sou a Nana e estou de volta junto com a Em Pixel depois de um longo tempo. Sem mais delongas, vamos ao texto fresquinho da semana!

Neste texto falo um pouco sobre um elemento comum e de grande importância na vida em sociedade, que é universal e ao mesmo tempo algo que pode variar segundo a cultura e tradições em que está inserida. É um elemento que inspira transformações, cria ilusões e verdades e está intimamente ligado com a interpretação das coisas, com a mente humana e com o que é ser humano. É também influenciadora direta da economia e elemento chave nos projetos de design, este elemento é a FORMA.

>> Observe o ambiente ao seu redor <<

A cadeira em que você está sentada(o), a mesa que se ajusta a altura de seus braços, o monitor com formas agradáveis e blocos que direcionam sua leitura, aquele leitor de livro digital maravilhoso que você carrega na bolsa (se não tem um, compre, é uma delicia poder carregar centenas de livros de uma vez rsrsrs), a sua bolsa, seus sapatos, roupas, enfim qualquer coisa fabricada está impregnada pela forma.

A forma é um elemento que permitiu o ser humano evoluir, de pensar além, pois ela se rendeu ao projetar de nossas cabeças se tornou maleável as nossas ideias. A forma é um meio de comunicação, de interação, a forma em si pode ser a própria mensagem cheia de simbolismos e significados. Ela demonstra liderança ou submissão (a postura, os objetos que uma pessoa carrega ou suas roupas), riqueza e pobreza, força e fraqueza. E saber como utilizar isso dentro de um projeto de design faz toda a diferença.

>> Mas o que seria a forma? <<

Segundo o dicionário a forma é:
"Um substantivo feminino feitio; aspecto físico próprio dos objetos e seres, como resultado da configuração de suas partes: a forma de um armário. Aspecto; condição física a partir da qual um corpo se configura: forma gasosa. Aparência; o aspecto físico de algo ou alguém: formas belíssimas".

Mas seu significado não se restringe a apenas essa definição.

A forma pode ser sintetizada também como: partes que compõe o todo. Pare para analisar: ao definirmos um objeto, sempre enxergamos a soma de suas partes e não os elementos que a compõe. Vemos o armário, mas não suas gavetas, nichos, portas e parafusos. Dentro do design um produto bem projetado é enxergado dessa maneira, vejamos outra definição:




O conjunto harmônico descrito acima é composto por alguns elementos base:

1 - Ponto: Menor unidade gráfica, elemento focal e conversor de atenção.

No cartaz abaixo, a luz que sai do rosto cria um ponto focal, ele será uma das primeiras coisas a se enxergar na imagem.




2 - Linha: Formada a partir da ligação de pontos, indica trajetórias, formadora caminhos de leitura dentro de uma diagramação, separa ou une elementos.

O contraste entre as cores das montanhas e do céu formam duas linhas que se cruzam, isso faz com que o olhar seja direcionado para o ponto central, são as linhas direcionando o olhar.






3 - PlanoFigura de tamanho considerável e contornos bem estabelecidos, podendo ou não ter contraste (relação figura e fundo) variando texturas, formas e cores.

No exemplo abaixo vemos o uso do plano para acrescentar informações (o que está escrito na placa) e para dar destaque a figura principal.



4 - Simetria e assimetria: Elementos configurados de maneira equilibrada em ambos os lados, seja por cor ou formas, assimetria o oposto.

No primeiro cartaz vemos que os dois lados da imagem são idênticos, são simétricos. Já no segundo cartaz, os elementos não se repetem.




Este foi um pequeno apanhado sobre um assunto complexo, mas de extrema importância para quem é da área de comunicação. Para aprofundar seus estudos é importante conhecer sobre a escola alemã de design Bauhaus e também sobre a teoria da Gestalt numa série de textos super bacanas do Design Culture, são exemplos de pesquisa ligados a psicologia e filosofia que estudam a construção da nosso senso de estética e sua relação com a utilidade dos objetos.



Bom gente este foi o segundo texto da série #sejoga, veja o primeiro: 
Se tiver alguma indicação de temas para discussão, deixe aqui nos comentários e nos siga no Facebook. Até a semana que vem... XD

*ilustração da capa por: Nana




Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Facebook| Behance | Instagram 

Você pode gostar também

0 comentários