Design
Publicidade
Se joga
Quem é o publicitário e quais áreas tem a publicidade | SE JOGA #3
27.4.17
Segue a terceira matéria dessa série maravilhosa, leia as anteriores clicando aqui >> Se Joga;
>> O PUBLICITÁRIO <<
O principal trabalho do publicitário é comunicar produtos, ideias e projetos de uma marca, além de fortalecer sua imagem no mercado. Essa descrição é bem simples, a publicidade é uma área muito grande que envolve muita gente, então não se desespere, é mais legal do que parece.
É o publicitário que desenvolve os trabalhos relacionados a criação de comerciais, seja TV ou Web, anúncios para todos os meios de comunicação (Rádio, TV, Internet, Cinema, Jornal, etc), relacionamento com os veículos de comunicação (entende-se por veículo de comunicação empresas como TV Globo, Revista Elle, Rádio Mix. Empresas propriamente ditas), contato com formadores de opinião para possíveis trabalhos, criação de jingles, e textos publicitários, estratégias de vendas, planejamento de campanhas, e por ai vai.
Assim como o designer, o publicitário também pode ser freelancer e prestar consultorias ou fazer projetos ocasionais. Para trabalhar na área não é necessário ter o diploma de publicidade. Diploma em design, audiovisual e outras áreas da criação já permitem que você trabalhe com publicidade, tudo depende dos seus conhecimentos, foco e da área escolhida, por exemplo, se você é formado em audiovisual e quer ir para área de atendimento é complicado. Dificilmente conseguirá logo de cara um job! Entrar na equipe de criação seria mais simples, porém sempre é possível mudar de área. Apenas lembre-se que ser publicitário é muito mais que dominar umas ferramentes, falar bem e ter algumas ideias...
Muita pesquisa e estudo são feitos pelos profissionais, psicologia e comportamento são temas essenciais para que campanhas atinjam o público certo da melhor maneira possível, seja para vender um produto ou uma ideia.
>> ÁREAS DENTRO DA PUBLICIDADE <<
Muito conhecimento em comunicação, marketing, criatividade, mercado e atualidades são indispensáveis independente do segmento que você pretende seguir.
- Diretor(a) de arte - Normalmente trabalha em dupla com o redator. Elabora layouts, faz projetos gráficos, identidade visual, comerciais (mas não é ele que filma, no geral uma produtora de audiovisual é contratada). Alguns tem preferência por trabalhar com ilustração, outros com fotografia, outros com tintas e por ai vai, dependendo do projeto. Porém cada um tem sua linguagem e habilidade como qualquer outro criativo. Leia essa entrevista: Profissão Diretor(a) de Arte.
- Diretor(a) de criação - Dirige a equipe de criação no planejamento e desenvolvimento das campanhas.
- Redator(a) - É quem escreve os textos de todas as campanhas como slogans e roteiros. Porém não precisa ter formação em publicidade, muitos são formados em comunicação social com habilitação em outras áreas, filosofia, letras e etc. Tudo depende do seu talento.
- Designer - Formados em publicidade também podem ser contratados como designers (leia mais sobre a área em: O que é ser designer e as ramificações da área | SE JOGA #1 .
- Assistente de arte - Basicamente executa o que foi decidido pela equipe de criação e pode participar da criação da ideia ou não.
- Analista de mídias sociais
- Especialista em SEO
- Gestor de comunidades online
- Redator ou Blogger de mídias sociais
A publicidade possui muitos outros cargos e definições, mas para atuar na área é necessário sólidos conhecimentos em Marketing, Marketing Digital, SEO, Redação, Ferramentas de análise, relacionamentos digitais, atualidades quando se trata de internet no geral e por ai vai, depende da época que você estiver lendo este artigo, pois é uma área que se atualiza sempre.
Curtiu o texto? Não pare por aqui, navegue mais pelo site e compartilhe o que mais gostou com os amigos :D
0 comentários