Quem é o publicitário e quais áreas tem a publicidade | SE JOGA #3

Olá pessoas!  Segue a terceira matéria dessa série maravilhosa, leia as anteriores clicando aqui >> Se Joga ; >> O ...


Olá pessoas! 

Segue a terceira matéria dessa série maravilhosa, leia as anteriores clicando aqui >> Se Joga;

>> O PUBLICITÁRIO <<

O principal trabalho do publicitário é comunicar produtos, ideias e projetos de uma marca, além de fortalecer sua imagem no mercado. Essa descrição é bem simples, a publicidade é uma área muito grande que envolve muita gente, então não se desespere, é mais legal do que parece.

É o publicitário que desenvolve os trabalhos relacionados a criação de comerciais, seja TV ou Web, anúncios para todos os meios de comunicação (Rádio, TV, Internet, Cinema, Jornal, etc), relacionamento com os veículos de comunicação (entende-se por veículo de comunicação empresas como TV Globo, Revista Elle, Rádio Mix. Empresas propriamente ditas), contato com formadores de opinião para possíveis trabalhos, criação de jingles, e textos publicitários, estratégias de vendas, planejamento de campanhas, e por ai vai.

Assim como o designer, o publicitário também pode ser freelancer e prestar consultorias ou fazer projetos ocasionais. Para trabalhar na área não é necessário ter o diploma de publicidade. Diploma em design, audiovisual e outras áreas da criação já permitem que você trabalhe com publicidade, tudo depende dos seus conhecimentos, foco e da área escolhida, por exemplo, se você é formado em audiovisual e quer ir para área de atendimento é complicado. Dificilmente conseguirá logo de cara um job! Entrar na equipe de criação seria mais simples, porém sempre é possível mudar de área. Apenas lembre-se que ser publicitário é muito mais que dominar umas ferramentes, falar bem e ter algumas ideias...


Muita pesquisa e estudo são feitos pelos profissionais, psicologia e comportamento são temas essenciais para que campanhas atinjam o público certo da melhor maneira possível, seja para vender um produto ou uma ideia.


>> ÁREAS DENTRO DA PUBLICIDADE <<

Muito conhecimento em comunicação, marketing, criatividade, mercado e atualidades são indispensáveis independente do segmento que você pretende seguir.

CRIAÇÃO

  • Diretor(a) de arte - Normalmente trabalha em dupla com o redator. Elabora layouts, faz projetos gráficos, identidade visual, comerciais (mas não é ele que filma, no geral uma produtora de audiovisual é contratada). Alguns tem preferência por trabalhar com ilustração, outros com fotografia, outros com tintas e por ai vai, dependendo do projeto. Porém cada um tem sua linguagem e habilidade como qualquer outro criativo. Leia essa entrevista: Profissão Diretor(a) de Arte.
  • Diretor(a) de criação - Dirige a equipe de criação no planejamento e desenvolvimento das campanhas.
  • Redator(a) - É quem escreve os textos de todas as campanhas como slogans e roteiros. Porém não precisa ter formação em publicidade, muitos são formados em comunicação social com habilitação em outras áreas, filosofia, letras e etc. Tudo depende do seu talento.
  • Designer - Formados em publicidade também podem ser contratados como designers (leia mais sobre a área em: O que é ser designer e as ramificações da área  | SE JOGA #1 .
  • Assistente de arte - Basicamente executa o que foi decidido pela equipe de criação e pode participar da criação da ideia ou não.   
MÍDIA

É aquele que se relaciona com os veículos de comunicação e de acordo com o orçamento passado pelo planejamento estuda as estratégias e ideias para cada campanha e decide como, onde e por quanto tempo está será veiculada. Buscando sempre impactar o maior número de pessoas.

ATENDIMENTO

Faz a prospecção de clientes e media o relacionamento da agência com este. Quando a agência é grande cada funcionário da área de atendimento é responsável por algumas contas. É o atendimento que escreve o briefing, passa informações para a criação e cuida para que o projeto desenvolvido atenda as necessidades do cliente (ele sabendo delas ou não) e no final também é responsável pela apresentação e venda da ideia para o cliente.

PLANEJAMENTO

Responsável por aproveitar o orçamento da melhor forma possível em todas as etapas da campanha, faz pesquisa de mercado e analisa dados de pesquisa e estudos, procura encontrar a melhor forma de resolver o problema do cliente e identifica possíveis oportunidades e ameaças do negócio dos clientes.
 
BUSINESS INTELLIGENCE

"O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

O profissional nesse universo de "Business Intelligence" deve se atentar a alguns detalhes importantes para uma boa atuação. Buscar resultados da capacidade de detectar oportunidades de negócios e associar seus levantamentos numéricos a eventos de sucesso. Focar nas análises das necessidades e desejos dos clientes. E então, detectar as tendências e associá-las aos objetivos de seus clientes, promovendo seus produtos e serviços." Leia mais aqui.
 
PRODUÇÃO

Aqui temos a produção gráfica e a eletrônica (RTVC - Rádio, TV e Cinema) que hoje, normalmente, é um serviço terceirizado. Produz spot para rádio, cinema, filme para comercial de TV ou web e arte final de peças gráficas,

MÍDIAS SOCIAIS

  • Analista de mídias sociais
  • Especialista em SEO
  • Gestor de comunidades online
  • Redator ou Blogger de mídias sociais
A publicidade possui muitos outros cargos e definições, mas para atuar na área é necessário sólidos conhecimentos em Marketing, Marketing Digital, SEO, Redação, Ferramentas de análise, relacionamentos digitais, atualidades quando se trata de internet no geral e por ai vai, depende da época que você estiver lendo este artigo, pois é uma área que se atualiza sempre.


Curtiu o texto? Não pare por aqui, navegue mais pelo site e compartilhe o que mais gostou com os amigos :D

*ilustração da capa por: Guilherme Damasceno e Pintura por Maya.





Se quiser saber mais sobre a autora, siga a: Instagram | Twitter | Pinterest | Behance

Você pode gostar também

0 comentários